El concepto del emprendedorismo: ¿Todavía um problema?
Palavras-chave:
empreendedorismo, conceito, estrutura disciplináriaResumo
Este estudio, después de una considerable revisión de literatura, aborda algunos de los temas que ayudarán a comprender la existencia de diferentes enfoques en el campo de estudio del emprendedor. También se propone identificar una definición de emprendedorismo que ofrezca un posible consenso entre las diferentes perspectivas existentes en el campo, ya que su propio avance generó no solo el surgimiento de diversas líneas de investigación, sino también una amplitud de definiciones e interpretaciones sobre lo que es el emprendedor y el emprendedorismo, llevando incluso a algunos investigadores a considerar un desafío la simple definición de estos términos. Es común encontrar en la literatura del emprendedorismo investigadores que consideren este campo como contradictorio, atribuyendo parte de ello a cuestiones de conceptualización. Al abordar esta problemática, este estudio espera contribuir al desarrollo teórico del campo, poniendo de relieve la importancia de los estudios que abordan aspectos conceptuales fundamentales dentro del campo del emprendedorismo, como son la comprensión de su estructura disciplinaria e incluso la propia definición del término “emprendedorismo”. Para la obtención del supra citado objetivo el método empleado fue una amplia revisión de literatura, utilizando como base de datos la Psycoinfo y diversas fuentes bibliográficas. Entre las principales conclusiones de este trabajo destacase la identificación de un elemento que caracteriza el concepto del emprendedorismo, proporcionándole un aspecto de universalidad e invariabilidad, aunque éste sea abordado desde las más diversas perspectivas y contextos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.