O crescimento e o desenvolvimento dos municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon no Paraná

Autores

  • Paulo César da Silva Ilha ISEPE/Marechal Cândido Rondon
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Bárbara Françoise Cardoso Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Daliane Rahmeier Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel – FACIAP

Palavras-chave:

Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Dinamismo Econômico, Medidas de Localização.

Resumo

Crescimento econômico não tem sido suficientemente capaz de assegurar o desenvolvimento. No Brasil, observa-se que os municípios que crescem mais são geralmente aqueles que menos distribuem a sua riqueza. Nesta perspectiva, esse trabalho apresenta uma comparação entre o crescimento e o desenvolvimento econômico dos municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon. A abordagem faz diferenças significativas entre estes conceitos, utilizando-se a taxa geométrica de crescimento do PIB e do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, bem como o Quociente Locacional. Os resultados mostraram que os municípios apresentam condições socioeconômicas dinâmicas, comparativamente com a média brasileira e paranaense, mas as evidências encontradas apontam para um caminho preocupante, o da concentração de renda.

Biografia do Autor

Paulo César da Silva Ilha, ISEPE/Marechal Cândido Rondon

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/ Toledo - PR Especialista em Administração de Cooperativas. Especialista em Marketing. Administrador de Empresas. Tecnólogo em Cooperativismo. Atualmente é professor e coordenador do curso de Administração do ISEPE/Marechal Cândido Rondon - PR

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

PhD em Desenvolvimento Regional pela Université du Québec (UQAC) /Canadá. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)/RS. Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e pesquisador do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Bárbara Françoise Cardoso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Toledo, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/Palmas, Gestora do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa - UFV/Viçosa

Daliane Rahmeier, Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel – FACIAP

Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Toledo. Economista pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Cascavel. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel - FACIAP.

Publicado

11-01-2014