O caso de uma empresa de cosméticos: A influência da sustentabilidade nas vendas dos produtos

Autores

  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Juliana Velasquez de Medeiros Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Élio Sérgio Denardin Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Lisandra Taschetto Murini Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Marketing Social.

Resumo

Após muitos anos de destruição dos recursos naturais existentes, as empresas estão buscando uma “identidade verde” que demonstre a sua preocupação com o meio ambiente e com os ecossistemas. Sabe-se que a sustentabilidade está intimamente ligada à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Assim, a melhor forma de aliar lucratividade à preservação do planeta é vender a ideia de produtos que não poluam o meio ambiente, que beneficiem comunidades menos favorecidas e que promovam a sustentabilidade e a responsabilidade social. Neste sentido, este artigo pretende investigar o impacto do desenvolvimento sustentável praticado por uma empresa de cosméticos em relação às vendas e de que forma esta prática influencia as suas consultoras. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se de natureza quantitativa, quanto aos objetivos do tipo descritiva, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, composto por treze perguntas fechadas, aplicado nas consultoras em uma reunião do grupo. Como resultados, verificou-se que apesar da sustentabilidade ser um tema bastante atual, ele ainda não é explorado da forma como poderia pelas consultoras, pois as mesmas ainda não sabem agregar este valor às suas vendas.

Biografia do Autor

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-graduanda Lato Sensu em Finanças e Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Franciscano.

Juliana Velasquez de Medeiros, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Graduanda em Administração pelo Centro Universitário Franciscano.

Élio Sérgio Denardin, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Assistente e Coordenador de Pesquisa do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano.

Lisandra Taschetto Murini, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Assistente do Centro Universitário Franciscano.

Downloads

Publicado

09-07-2013