Intervenções de reabilitação de áreas históricas: Questões conceituais e teóricas, o Estado da arte.

Autores

  • Roseane da Conceiçâo Costa Norat Universidade Federal do Pará
  • Rosina Trevisan Martins Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Sustentabilidade

Resumo

Este trabalho consiste em uma análise teórica sobre aspectos relacionados às intervenções em edificações e áreas históricas, com uma avaliação crítica e interpretativa sobre conceitos como valores urbanos, intervenções em centros urbanos, política habitacional e programas governamentais de reabilitação de áreas urbanas centrais no Brasil. A pesquisa apresenta o estado da arte na questão da revitalização de áreas históricas e visa subsidiar projetos onde a moradia, especialmente habitações coletivas em prédios históricos, ocorra em consonância com a perspectiva de reabilitação de áreas urbanas, destacando a compreensão da situação desses espaços a partir de suas diversidades culturais, sócio-econômicas e de outros fatores técnicos, urbanísticos e arquitetônicos. O objetivo não é referenciar historicamente a evolução teórica do restauro, mas auxiliar a atuação do arquiteto restaurador e do urbanista na gestão de políticas públicas na reabilitação de áreas e prédios históricos em conjunto com a preservação cultural.

Biografia do Autor

Roseane da Conceiçâo Costa Norat, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAU/UFPA, Coordenadora de Extensão do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação - LACORE; Arquiteta e Urbanista/UFPA, Mestre em Ciências da Arquitetura/UFRJ, Doutoranda em  Geologia e Geoquímica/PPGG/UFPA.

Rosina Trevisan Martins Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura PROARQ/UFRJ, Professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/FAU/UFRJ. Arquiteta/FAU/Universidade Gama Filho, Doutora em Engenharia de Produção/COPPE/UFRJ.

Publicado

17-01-2014

Edição

Seção

Ensaio Teórico