A institucionalização do pilar econômico da sustentabilidade e a subvalorização dos pilares social e ambiental

Autores

  • Elizabeth Wood Moçato-de-Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Diogo Diniz Lopes Sola Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Institucionalização, Sustentabilidade Econômica, Subvalorização dos pilares social e ambiental.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo entender se o pilar econômico da sustentabilidade é mais valorizado pelas organizações em detrimento dos pilares social e ambiental. Para tanto, foi trabalhado o conceito de institucionalização, e sustentabilidade econômica, social e ambiental. Quanto à metodologia, este estudo carateriza-se por ser qualitativo, exploratório, bibliográfico e teórico. Conclui-se que a sustentabilidade econômica é institucionalizada pela sociedade e pelas organizações, visto que o ambiente no qual a organização está inserida é pautado pelo capitalismo, que busca lucros, e, portanto a organização acaba por ter seus processos pautados principalmente no pilar econômico.

Biografia do Autor

Elizabeth Wood Moçato-de-Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

 

Mestranda em Administração com ênfase em Sustentabilidade da Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduada em Gestão Financeira e Contábil pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Tem interesse principalmente no seguinte tema: Gestão por competências e Sustentabilidade.

 

Diogo Diniz Lopes Sola, Universidade Estadual de Londrina

Advogado, possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Tem experiência na área de Direito Público, pós-graduado em Direito do Estado com concentração em Direito Administrativo pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

09-07-2013