Mensuração do Resultado Econômico e do Custo Por Atividade no Terceiro Setor: um estudo de caso em creche de atendimento a filhos de catadores de materiais recicláveis em São Paulo.

Autores/as

  • Jaime Crozatti UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
  • Danilo André Fuster Universidade de São Paulo
  • Rafaela Silva Marion Universidade de São Paulo
  • Talita Andrioli Panico Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Contabilidade de custos, terceiro setor, gestão de custos, resultado econômico no terceiro setor, valor agregado no terceiro setor

Resumen

A Lei das OSCIPs – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - possibilitou maior aproximação do governo com as Organizações Não Governamentais – ONG – que passaram a contar com mão-de-obra especializada com maior nível de qualificação. Os volumes de atividades desenvolvidas nestas entidades, bem como sua diversidade e complexidade, passaram a ser consideradas estratégicas, exigindo de seus dirigentes maiores efetividades na gestão. Neste contexto, o modelo de gestão passou a considerar, então, o custo e o valor agregado das atividades desenvolvidas, como relevante aspecto para garantir sua continuidade. Este trabalho apresenta modelo de mensuração e de informação do custo das atividades e do resultado econômico para a gestão de uma instituição de ensino infantil do terceiro setor. Trata-se de um estudo de caso de ONG conveniada com a Prefeitura Municipal de São Paulo - PNSP, que presta relevante serviço social no atendimento de menores entre 3 e 10 anos de idade. O estudo permitiu entender os processos de gestão e educacionais da entidade possibilitando o conhecimento do custo por atividade, por turma e por aluno, e o valor agregado pela atividade desenvolvida, ou seja, seu resultado econômico. Estes dados são diferenciais imprescindíveis da qualidade na gestão pública, uma vez que são essenciais para a avaliação de desempenho com vistas a aumentar o nível de eficiência no uso dos recursos públicos. Há melhores condições de sucesso da parceria entre a PMSP e a ONG, haja vista o conhecimento detalhado do custo e do valor agregado nos processo internos da entidade.

Biografía del autor/a

Jaime Crozatti, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Possui doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, Brasil. Professor de Controladoria Estratégica do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - USP, Brasil.

Danilo André Fuster, Universidade de São Paulo

Graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo

Rafaela Silva Marion, Universidade de São Paulo

Graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo

Talita Andrioli Panico, Universidade de São Paulo

Graduação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo

Publicado

10-09-2012