Uma análise da evidenciação da responsabilidade social da CONAB sob a perspectiva da NBC T 15

Autores

  • Elen Duran da Silveira PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGC/UFSC
  • Altair Borgert PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGC/UFSC
  • Luiz Alberton PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGC/UFSC
  • Sandro Vieira Soares PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGC/UFSC

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Balanço Social, NBC T 15

Resumo

A divulgação de informações sociais e ambientais está cada vez mais sendo exigida pelas sociedades contemporâneas. Este estudo teve como objetivo principal trabalhar essas informações divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, a qual faz parte da administração indireta do governo federal. Por ser a CONAB empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e operacionalizar alguns dos principais programas do governo, inclusive de distribuição de alimentos e regulação de mercado, torna-se necessário que as informações de natureza social e ambiental sejam claras e objetivas, além de cumprirem os normativos que as regulam como a NBC T 15. Nesse sentido, foi direcionada a pesquisa para a análise da Demonstração das Informações de Natureza Social e Ambiental, com o objetivo de entender como a CONAB está evidenciando a responsabilidade social e ambiental sob a perspectiva da NBC T 15. O trabalho esclarece quais são os itens a serem aprimorados, para que sejam atendidas às exigências da NBC T 15 e quais os que aderiram a essa exigência. Para tanto, o trabalho dividiu a análise em contextualização de responsabilidade social e ambiental, sua demonstração, a NBC T 15 e por fim, uma breve apresentação da empresa estudada.

Biografia do Autor

Elen Duran da Silveira, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGC/UFSC

Professora do Centro Universitário Municipal de São José - USJ e contadora da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, Brasil. Discente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGC/UFSC, Brasil, nível strictu sensu.

Altair Borgert, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGC/UFSC

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil, do Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade dessa instituição (PPGC/USFC, Brasil). Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil.

Luiz Alberton, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGC/UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil, do Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade dessa instituição (PPGC/USFC, Brasil). Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil.

Sandro Vieira Soares, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - PPGC/UFSC

Pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil. Discente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGC/UFSC, Brasil, nível strictu sensu.

Downloads

Publicado

21-02-2012