O Rumo do Marketing Verde nas Organizações: Conceito, Oportunidades e Limitações.

Autores

  • Rodrigo Navarro Xavier UNICENTRO
  • Patrícia Chiconatto UNICENTRO

Palavras-chave:

Marketing Verde, Conceitos, Problemas, Práticas Sustentáveis, Meio Ambiente

Resumo

A postura ética e consciente de uma empresa ou indivíduo, desperta o interesse mais significante com relação às suas responsabilidades sociais e ambientais, contribuindo dessa forma com a sustentabilidade do meio ambiente. Sendo este fator um aliado importante no mercado, o marketing verde surge como mecanismo de apoio condizente com as práticas ambientais dentro das organizações. Uma parcela significativa de empresas em todo o mundo têm sido rápidas em aceitar conceitos como sistemas de gestão ambiental e minimização dos impactos ambientais que integram as questões ambientais em todas as suas atividades organizacionais. Uma área da gestão onde as questões ambientais têm recebido uma grande discussão frente à população é o marketing. À medida que diversos mercados ficam mais transparentes para consumidores conscientes ambientalmente, a busca da sustentabilidade deixa de ser uma escolha para as organizações e se torna uma condição de sobrevivência, afetando todos os processos dentro da empresa, inclusive o marketing. A maioria da população acredita que o marketing ambiental se refere exclusivamente à promoção ou publicidade de produtos com características ambientais. Porém, o Marketing Verde ou Ambiental consiste em uma visão mais conceitual das atividades de marketing, buscando satisfazer as necessidades humanas de modo que as satisfações destas necessidades ocorram gerando impacto mínimo ao meio ambiente. O presente artigo tem como objetivo apresentar os termos e conceitos de marketing verde, discutir a importância da cultura verde nas organizações e examinar algumas das razões pelas quais as organizações estão adotando um marketing verde como filosofia, além de mencionar alguns dos problemas mais comuns relacionados com a utilização do marketing verde.

A postura ética e consciente de uma empresa ou indivíduo, desperta o interesse mais significante com relação às suas responsabilidades sociais e ambientais, contribuindo dessa forma com a sustentabilidade do meio ambiente. Sendo este fator um aliado importante no mercado, o marketing verde surge como mecanismo de apoio condizente com as práticas ambientais dentro das organizações. Uma parcela significativa de empresas em todo o mundo têm sido rápidas em aceitar conceitos como sistemas de gestão ambiental e minimização dos impactos ambientais que integram as questões ambientais em todas as suas atividades organizacionais. Uma área da gestão onde as questões ambientais têm recebido uma grande discussão frente à população é o marketing. A maioria da população acredita que o marketing ambiental se refere exclusivamente à promoção ou publicidade de produtos com características ambientais. Porém, o Marketing Verde ou Ambiental consiste em uma visão mais conceitual das atividades de marketing, buscando satisfazer as necessidades humanas de modo que as satisfações destas necessidades ocorram gerando impacto mínimo ao meio ambiente. O presente artigo tem como objetivo apresentar os termos e conceitos de marketing verde, discutir a importância da cultura verde nas organizações e examinar algumas das razões pelas quais as organizações estão adotando um marketing verde como filosofia, além de mencionar alguns dos problemas mais comuns relacionados com a utilização do marketing verde.

 

Biografia do Autor

Rodrigo Navarro Xavier, UNICENTRO

Graduado em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Mestrado em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo, Professor Assistente da Universidade Estadual do Centro Oeste.

Rodrigo Navarro Xavier graduou-se em Farmácia pela renomada Universidade Estadual de Ponta Grossa no ano de 2006, no mesmo ano, iniciou o curso de  Mestrado em Gestão Ambiental, oferecido pela Universidade Positivo de Curitiba no Paraná, onde desenvolveu estudos sobre a utilização de carvão ativado no tratamento de resíduos de serviço de saúde gerados em laboratórios de análises clínicas. Foi responsável pela implantação e monitoramento do sistema de garantia de qualidade da Phytoquímica Farmácia de Manipulação, situada em Guarapuava no Paraná. No ano de 2007, foi aceito pela Universidade Estadual do Oste do Paraná, para especializar-se na área de controle de qualidade. No ano de 2008 iniciou o curso de especialização MBA Executivo nas faculdades Campo Real. É também professor assistente do departamento de farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, onde desenvolve pesquisas e estudos em várias áreas da Farmácia e Técnico do departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental do município.

 

Patrícia Chiconatto, UNICENTRO

Graduada em Nutrição pela Univesidade Estadual do Centro-Oeste, Especialista em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro VP de Consultoria/ UNICSUL e em MBA-Executivo em Administração pela Faculdade Campo Real, Mestranda em Educação pela Universidad de la Empresa (UDE). É professora da Faculdade Campo Real e Professora Colaboradora do Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Publicado

15-01-2014

Edição

Seção

Ensaio Teórico