Responsabilidade social: estudo de caso no Instituto RPC - projetos sociais
Palavras-chave:
Responsabilidade social, gestão empresarial e marketing social.Resumo
Este trabalho objetivou-se a analisar os projetos sociais que o Instituto RPC da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) desenvolveu no Estado do Paraná visando à responsabilidade social empresarial em benefícios dos seus stakeholders, colaboradores e comunidade. Na revisão de literatura destacam-se os conceitos teóricos sobre o tema Responsabilidade Social e Empresarial e das teorias multidisciplinares, que objetivam o aspecto social e a importância do marketing nas estratégias utilizadas como instrumento das divulgações das ações sociais, educacionais e ambientais nas empresas. Para realização da pesquisa de campo, utilizou-se o método de estudo de caso que investiga dentro das organizações ou fora com coleta de dados detalhadas. O universo era representado por trinta e seis funcionários da empresa RPC TV Guairacá (emissora afiliada do grupo RPC localizada em Guarapuava). Participaram da pesquisa vinte e sete colaboradores por meio da aplicação de questionário de auto-relato com dez questões entre objetivas e subjetivas no mês de maio de 2009. Dentre os principais resultados, conclui-se que a RPC contribuiu com vários projetos sociais, desde a criação do Instituto RPC de Responsabilidade Social Empresarial em 2001, mas sugere-se que realize um trabalho de divulgação de seus projetos com seu público interno, pois conforme a pesquisa realizada nem todos os funcionários da RPC TV Guairacá conhecem os projetos realizados pelo Instituto RPC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.