Responsabilidade social: estudo de caso no Instituto RPC - projetos sociais

Autores

  • Carine Grosko UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO
  • Ivan De Souza Dutra UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO e PPGA/UEL
  • Silvio Roberto Stefano UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO e PPGA/UEL

Palavras-chave:

Responsabilidade social, gestão empresarial e marketing social.

Resumo

Este trabalho objetivou-se a analisar os projetos sociais que o Instituto RPC da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) desenvolveu no Estado do Paraná visando à responsabilidade social empresarial em benefícios dos seus stakeholders, colaboradores e comunidade. Na revisão de literatura destacam-se os conceitos teóricos sobre o tema Responsabilidade Social e Empresarial e das teorias multidisciplinares, que objetivam o aspecto social e a importância do marketing nas estratégias utilizadas como instrumento das divulgações das ações sociais, educacionais e ambientais nas empresas. Para realização da pesquisa de campo, utilizou-se o método de estudo de caso que investiga dentro das organizações ou fora com coleta de dados detalhadas. O universo era representado por trinta e seis funcionários da empresa RPC TV Guairacá (emissora afiliada do grupo RPC localizada em Guarapuava). Participaram da pesquisa vinte e sete colaboradores por meio da aplicação de questionário de auto-relato com dez questões entre objetivas e subjetivas no mês de maio de 2009. Dentre os principais resultados, conclui-se que a RPC contribuiu com vários projetos sociais, desde a criação do Instituto RPC de Responsabilidade Social Empresarial em 2001, mas sugere-se que realize um trabalho de divulgação de seus projetos com seu público interno, pois conforme a pesquisa realizada nem todos os funcionários da RPC TV Guairacá conhecem os projetos realizados pelo Instituto RPC.

Biografia do Autor

Carine Grosko, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

Possui Graduação em Economia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil, e Pós-Graduação em Marketing, nível latu-sensu pela mesma instituição.

Ivan De Souza Dutra, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO e PPGA/UEL

Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Estratégia Organizacional - GEO/UNICENTRO.

Possui doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP e mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina consorciadas - PPA-UEL/UEM. 

Silvio Roberto Stefano, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO e PPGA/UEL

Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL, Brasil. Chefe do Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu da UNICENTRO.

Possui doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP e mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina consorciadas - PPA-UEL/UEM.

Downloads

Publicado

14-06-2011