Qual posicionamento de marketing adotar: customização ou massificação?

Autores

  • Luiza Guimarães Santos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP
  • Paulo Eduardo Moledo Palombo UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - MACKENZIE

Palavras-chave:

Posicionamento de Marketing, customização e diferenciação, jogos de empresas.

Resumo

A partir do desafio que a empresa P.H.D. tinha para se diferenciar das outras empresas concorrentes no Jogo, a área de Marketing possuía duas alternativas a seguir: adotar a estratégia de customização do produto ou de massificação; investindo respectivamente mais em P&D ou mais em Marketing, já que os recursos financeiros eram escassos, como no próprio mercado. Usando como base teórica os conceitos de posicionamento de produto apresentados por Kotler e Armstrong (2006), Campomar e Ikeda (2006), Mattar et al (2009) e os aprendizados através dos casos de sucesso e fracasso estudados, discutiremos neste artigo os possíveis posicionamentos que uma empresa pode adotar, tendo a sustentabilidade como objetivo final. Através da análise quantitativa com base nos dados primários gerados pelo simulador organizacional e pelos dados qualitativos do comportamento dos integrantes do grupo da própria empresa coletados pela autora, pode-se concluir que neste ambiente simulado a estratégia vencedora que proporcionou a P.H.D. resultados superiores ao final do jogo foi a massificação do produto, com altos investimentos em Marketing, grande escala de produção, utilização de turnos de trabalhos e de toda a capacidade produtiva.

Biografia do Autor

Luiza Guimarães Santos, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Pesquisadora de Ensino-aprendizagem do Francês Língua Estrangeira, nos gêneros textuais e na perspectiva acional.

Discente do Programa de Pós -Graduação na Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da  Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, Brasil, nível mestrado.

Paulo Eduardo Moledo Palombo, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - MACKENZIE

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE, Brasil e responsável pelo Núcleo de Finanças Estratégicas dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Professor do Centro Universitário FECAP, Brasil. Pesquisador do SIMULAB da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, Brasil.

Possui mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/EAESP, Brasil.

Downloads

Publicado

14-06-2011