Relacionamento Entre Performance, Estratégia, Ambiente Empresarial e Finanças Corporativas: um estudo empírico no mercado brasileiro

Autores

  • Aline Gonçalves Lins HSBC BANK BRASIL S/A
  • Isabel Cristina da Costa Domingues CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ DO SUL - UNERJ
  • Jansen Maia Del Corso PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA PONFITÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PPAD/PUCPR
  • Jorge André Santos Da Costa FACULDADE METROPOLITANA DE GUARAMIRIM - FAMEG/UNIASSELVI

Palavras-chave:

Estratégia, Finanças Corporativas, Desempenho Financeiro

Resumo

O relacionamento entre as dimensões de estratégia, ambiente e finanças empresariais com a rentabilidade das companhias é um tema pouco explorado no Brasil. Este artigo buscou entender esta relação a partir de um estudo empírico feitas com as maiores empresas privadas brasileiras. Com este intuito, a dimensão de estratégia foi representada pelo percentual de participação no mercado, a de ambiente dada pela turbulência das margens operacionais e pelo crescimento da receita, e a de finanças pela estrutura de endividamento da organização. Os resultados mostraram evidências significativas de que as variáveis de ambiente e de finanças estão fortemente ligadas à rentabilidade das empresas. De forma adicional, realizou-se um estudo semelhante para as empresas dentro dos setores de telecomunicações, comércio varejista e automotivo que levou a compreender a necessidade de tratar diferenciadamente cada setor.

Biografia do Autor

Aline Gonçalves Lins, HSBC BANK BRASIL S/A

Analista de Crédito do HSBC Bank Brasil S/A, Brasil. Possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Brasil.

Isabel Cristina da Costa Domingues, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JARAGUÁ DO SUL - UNERJ

Professora do Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ, Brasil. Possui mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Brasil.

Jansen Maia Del Corso, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA PONFITÍFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PPAD/PUCPR

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPAD/PUCPR, Brasil.

Possui Doutorado em Administração pela Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas da Universidad Ramón Llull de Barcelona - ESADE, Espanha.

Jorge André Santos Da Costa, FACULDADE METROPOLITANA DE GUARAMIRIM - FAMEG/UNIASSELVI

Professor da Faculdade Metropolitana de Guaramirim - FAMEG/UNIASSELVI, Brasil. Consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis - SEBRAE/SC, Brasil.

Possui Mestrado em Administração pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar da Universidade do Vale do Itajaí - CTTMAR/UNIVALI, Brasil.

Downloads

Publicado

13-11-2012