Relacionamento Entre Performance, Estratégia, Ambiente Empresarial e Finanças Corporativas: um estudo empírico no mercado brasileiro
Palavras-chave:
Estratégia, Finanças Corporativas, Desempenho FinanceiroResumo
O relacionamento entre as dimensões de estratégia, ambiente e finanças empresariais com a rentabilidade das companhias é um tema pouco explorado no Brasil. Este artigo buscou entender esta relação a partir de um estudo empírico feitas com as maiores empresas privadas brasileiras. Com este intuito, a dimensão de estratégia foi representada pelo percentual de participação no mercado, a de ambiente dada pela turbulência das margens operacionais e pelo crescimento da receita, e a de finanças pela estrutura de endividamento da organização. Os resultados mostraram evidências significativas de que as variáveis de ambiente e de finanças estão fortemente ligadas à rentabilidade das empresas. De forma adicional, realizou-se um estudo semelhante para as empresas dentro dos setores de telecomunicações, comércio varejista e automotivo que levou a compreender a necessidade de tratar diferenciadamente cada setor.Downloads
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