A Responsabilidade Social Corporativa no Brasil e na Argentina: um estudo a partir da Teoria das Representações Sociais

Autores

  • Marcos Aguiar Souza UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ
  • Luiz Alexandre Valadão de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ

Palavras-chave:

Responsabilidade Scoial Corporativa

Resumo

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é atualmente um dos temas mais abordados nas Ciências Administrativas e na mídia mundial. No contexto da América Latina, o movimento de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) vem se intensificando, traduzindo-se numa maior pressão por práticas de gestão socialmente responsáveis. Neste sentido um dos debates principais, é a contextualização de como a RSC é identificada pelas pessoas. O problema central do presente estudo é o levantamento das representações sociais da Responsabilidade Social Corporativa de universitários brasileiros e argentinos, evidenciando se há pleno entendimento do conceito acadêmico. Neste estudo é utilizada a Teoria das Representações Sociais (RS), com o intuito de identificar como os universitários entendem o conceito da RSC, pois este arcabouço teórico possibilita entender como diferentes objetos sociais são representados por indivíduos e grupos, ao mesmo tempo, que indicam a forma com que os mesmos irão agir em relação aos mesmos objetos sociais. E como resultado, são apresentadas as aproximações e distanciamentos, da RS da RSC em ambos os países, de forma a ampliar o conhecimento sobre o tema, e ser útil na elaboração e comunicação de programas de RSC.

Biografia do Autor

Marcos Aguiar Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ

Professor da Universidade Federal Rural do Rio do Janeiro - UFRRJ, Brasil. Atua como docente do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da mesma instituição.

Possui doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Brasil.

Luiz Alexandre Valadão de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ

Possui mestrado Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia em Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Brasil.

Downloads

Publicado

19-10-2012

Edição

Seção

Ensaio Teórico