A relação dos consumidores com as empresas: avaliação da importância e recompensa dos consumidores pela postura empresarial ética e socialmente responsável

Autores

  • Vera Lúcia da Silva Ventura UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
  • Magda Sales Pinho UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
  • Guilherme Jacob Rigolon UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - USCS
  • Dirceu da Silva UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

Palavras-chave:

Ética empresarial, Responsabilidade Social, Decisão de Compra

Resumo

O comportamento ético e socialmente responsável é recorrente nos negócios empresariais e há uma tendência de que os consumidores passem a escolher seus produtos pela observância das empresas. O presente estudo busca analisar as relações dos consumidores com as empresas e objetiva rever as escalas usadas nas pesquisas, reavaliar a relação causal entre os constructos citados e comparar os seus resultados com os de Urdan (2001). A revisão das escalas foi feita pela identificação dos conceitos sobre ética empresarial, que permitiram fazer uma nova estruturação da escala, pela revisão de especialistas. Testou-se a relação causal em um modelo de dois constructos (IMPOETIC e RECOETIC), tal como o trabalho citado. As escalas foram aplicadas em uma amostra de 500 alunos universitários. Os dados foram tratados por meio do método de modelagem de equações estruturais com método de estimação ULS (Unweighted Least Square - Mínimos Quadrados Não Ponderados). Os resultados confirmaram que o comportamento ético da empresa influencia decisivamente a propensão do consumidor em adquirir produtos da empresa, pois o coeficiente de caminho (path coefficient) se mostrou com valor elevado (0,94), indicando que se a teoria é adequada, há uma relação causal entre os dois constructos para os sujeitos da amostra considerada.

Biografia do Autor

Vera Lúcia da Silva Ventura, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

Professora da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Brasil.

Possui mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Brasil. Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Brasil.

Magda Sales Pinho, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Educação e Cultura do Abc (1986), faz mestrado em Administração de Empresas pelo IMES. Atualmente é professor da Associação Educacional Nove de Julho. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, Recursos Humanos, Inovação e Criatividade, Liderança e Motivação.

Guilherme Jacob Rigolon, UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - USCS

Mestre pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Capital. Experiência na área de Administração, com ênfase em Sistema de Informação e Tecnologia da Informação. Docente em Gerenciamento de Projetos pela Dinsmore Associates e pela Universidade SENAC. Certificado como Project Management Professional pelo Project Management Institute (USA). Palestrante de temas como: Liderança, Mudanças, Recursos Humanos, Ética, Planejamento e Comunicação. Autor de artigos sobre terceirização, gerenciamento de projetos e gestão do conhecimento. Coordenador da sala de Gerenciamento de Projetos do XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica (AnPAD), realizado em Brasilia no ano de 2008. Especialista em gerenciamento de projetos em Tecnologia da Informação.

Dirceu da Silva, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Licenciatura em Física e Matemática pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Educação (Avaliação e Cognição) pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho e da Universidade Estadual de Campinas Unicamp, esta última em regime parcial RTC. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional e Avaliação de Mercado com ênfase no desenvolvimento de metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise multivariada de dados.

Downloads

Publicado

06-02-2012