Diálogos entre a estratégia e teoria do espaço social: uma proposta

Autores

  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
  • Luiz Alex Silva Saraiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG

Palavras-chave:

Estratégia, teoria do espaço social, estratégia como prática social.

Resumo

A concepção racionalista é insuficiente para dar conta da dinâmica estratégica, já que os gestores das empresas nem sempre baseiam suas decisões na racionalidade. Neste ensaio, pretende-se situar a discussão. sobre estratégia organizacional no campo social, assumindo-se que a estratégia é fruto da construção social da realidade porque a organização se ajusta (não se antecipa), de um lado, a fatores macro e micro ambientais, e, de outro, aos anseios dos seus dirigentes. Rompe-se a partir da teoria do espaço social de Pierre Bourdieu a visão de que o real é dado, ao se assumir que a construção estratégica é uma espécie de caleidoscópio, em que o indivíduo tem um papel ativo na compreensão da realidade, nela interferindo diretamente. Conclui-se que a forma como cada gestor analisa o ambiente depende do lugar que ocupa no espaço social, o que vai determinar que fatores considerar, avaliar e hierarquizar em uma análise ambiental e como define e implanta a estratégia. Pretende-se com esta proposta contribuir para o entendimento da estratégia como sendo socialmente construída a partir da junção de variáveis racionais e também simbólicas e culturais, ampliando a visão que se tem do processo estratégico e de seus desdobramentos na organização.

Biografia do Autor

Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Professora Titular do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA, Brasil.

Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Brasil.

Luiz Alex Silva Saraiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG

Professor do Departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais - FACE/UFMG, Brasil.

Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Brasil.

Downloads

Publicado

17-01-2011