Psicologia e educação: contribuições da abordagem histórico cultural
Palavras-chave:
Psicologia histórico cultural. Vigotski. Atividade zona de desenvolvimento proximal. Mediação.Resumo
Psicologia e educação são áreas do saber que caminham juntas desde há muito, embora marcadas por diferentes proposições e ações, de acordo com o momento histórico e os conhecimentos presentes neles. Tem como objetivo trazer contribuições para sujeitos da educação quanto à temas e o caminho percorrido para apropriar-se desses conhecimentos científica e historicamente elaborados de modo a desenvolver a consciência enquanto ser social. As contribuições da abordagem histórico cultural estão relacionadas à compreensão de alguns pilares como atividade, mediação e zona de desenvolvimento proximal. Nas sociedades letradas a escola tem um papel relevante ao ser uma das portas iniciais na difusão e no acesso ao conhecimento sistematizado. A transmissão das conquistas culturais acumuladas é a base do progresso e, nesse processo a forma e o conteúdo da apropriação do conhecimento definem os diferentes modos de participação nas práticas sociais. Ao transmitir aos professores em formação e aos egressos os pressupostos da Psicologia histórico cultural, tanto os em formação quanto aos egressos, psicologia e educação oferecem a eles a possibilidade de realização de um trabalho educativo voltado para a promoção do desenvolvimento humano. A pesquisa é bibliográfica e os autores utilizados têm proposições que sustentam a abordagem escolhida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.