Possibilidades e limites do ensino por área do conhecimento no curso de licenciatura em educação do campo da UNICENTRO: uma reflexão a partir da análise dos relatórios de estágio dos educandos da área de ciências da natureza e matemática
Palavras-chave:
Formação de Educadores do Campo. Ensino por área do conhecimento. Estágio Supervisionado.Resumo
O trabalho contempla o debate sobre o ensino por área do conhecimento no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Unicentro, a partir da análise dos relatórios de estágio supervisionado e vincula-se ao Projeto de Pesquisa Especial desenvolvido na Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. O objetivo é compreender a organização do ensino por área do conhecimento no planejamento e execução do Estágio Curricular Supervisionado dos educandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências da Natureza e Matemática. O estudo é de abordagem qualitativa e a coleta de dados realizada a partir de consulta bibliográfica e análise documental. O eixo teórico compreende obras que versam sobre o tema proposto: ensino por área do conhecimento; formação de educadores do campo e estágio curricular supervisionado. Constata-se que o curso oferece subsídios teórico-metodológicos necessários para a realização das atividades de estágio nas escolas do campo. Percebemos a importância do estágio curricular para a formação dos educandos, pois é nesse contato com seu campo de trabalho, a escola, que os educandos/estagiários estabelecem as relações necessárias para a construção da prática pedagógica. Na análise dos relatórios de estágio, compreende-se a angústia dos educandos no planejamento e execução das aulas por área do conhecimento visto que as escolas são estruturadas por disciplinas. Porém reconhecem que é possível romper com esse paradigma, basta ter coragem e compromisso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.