A constituição do personagem-narrador pós-moderno
Palavras-chave:
Personagem-narrador pós-moderno. Narrativas encaixadas. Narração/historiografia.Resumo
Partindo de uma investigação sobre a constituição do olhar do personagem, o artigo trata do funcionamento do narrador pós-moderno em meio à técnica de encaixes de focos narrativos como uma necessidade de releitura e modificação das categorias e estruturas da narração. Com o objetivo de associar o uso do personagem-narrador pós-moderno à emergência atual de rediscussão das formas de transmissão de histórias, esse trabalho utiliza-se de estudos que permitem o diálogo entre historiografia e teoria da narrativa. Termos-chave da área de história, como documento-monumento, testemunho e rastro, assim como da área de letras, como personagem, narrador e foco narrativo, são reanalisados à vista do funcionamento peculiar e da representação sociocultural que o personagem-narrador pós-moderno possui para a contemporaneidade. Conceitos consolidados nessas duas áreas por Jacques Le Goff, Jeanne-Marie Gagnebin e Walter Benjamin demonstram ser insuficientes diante de questões que envolvem uma discussão mais consistente a respeito da alteridade e da polissemia promovida pela técnica das narrativas encaixadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.