Contribuições da matemática na perspectiva da etnomatemática da educação do campo nas aulas do EJA
Resumo
O presente estudo tem como enfoque o ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos com ênfase na Etnomatemática e na Educação do Campo. O objetivo principal é contribuir qualitativamente para a formação do educador do EJA, possibilitando refletir sobre a prática docente e buscar novas formas de trabalhar a realidade dos educandos. A investigação ocorre por meio de relatos de experiências, práticas cotidianas voltadas para a matemática e referências bibliográficas relacionadas à EJA, Etnomatemática e Educação do Campo. A metodologia utilizada consiste-se em desenvolver a inter-relação entre os conteúdos científicos e as vivências cotidianas, mostrando aos educandos a importância de abordar dados reais ao trabalhar conceitos matemáticos. Os resultados obtidos confirmam a real possibilidade de trabalhar os conteúdos matemáticos a partir de uma porção da realidade, trazendo maior relevância no processo ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a Etnomatemática e a Educação do Campo podem contribuir na construção de metodologias de ensino que visem à aprendizagem mais expressivas e que resgate os conhecimentos matemáticos adquiridos nas práticas cotidianas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.