ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A DEFICIÊNCIA E O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA
Palavras-chave:
Família. Escola. Portadores de Deficiência.Resumo
O presente artigo visa apresentar algumas discussões relacionadas à família, principalmente de portadores de deficiência, e a escola. Inicialmente aborda o conceito de família presenciado através da literatura a cada momento histórico e sua função social bem como as reações que ocorrem ao ter no seu ambiente uma pessoa portadora de necessidades especiais. A família desempenha um papel importantíssimo na educação dos filhos. É com ela que as crianças absorvem os valores de convívio social. Destacamos algumas funções que a família atribui à escola e em seguida fazemos uma análise de alguns filmes que destacam algumas deficiências e apresentamos algumas características de papéis que a família desenvolve. Na sequência, apresentamos um relato de experiência com criança hiperativa bem como a sua relação com a escola e os profissionais da área. Apresentamos ainda os direitos para as pessoas deficientes e a opinião que muitos deles têm em relação a isso. Ao final concluímos que ainda há alguns equívocos sobre o significado da participação da família e da escola na educação das pessoas portadores de necessidades especiais, pois ambas as instituições devem compartilhar as responsabilidades para buscar o que é melhor para a criança.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.