A inteligência em evidência no ensino/apresendizagem de línguas estrangeiras
Palavras-chave:
desenvolvimento da inteligência, quociente de inteligência, inteligências múltiplas, ensino-aprendizagem de língua estrangeiraResumo
Os estudos sobre a inteligência, na perspectiva desenvolvimental, traz nova compreensão sobre os mecanismos mentais que envolvem a aprendizagem, em especial as línguas estrangeiras (LE). Pensar a inteligência, como um potencial mensurável e inato, é negar a influência que o meio cultural e familiar exerce no indivíduo ao longo de sua vida. Pesquisas revelam que, independentemente da pontuação obtida num teste de quociente de inteligência (QI), os indivíduos podem obter sucesso na aprendizagem de uma língua revelando que não é a quantidade de inteligência de um indivíduo que o faz desempenhar com sucesso determinada atividade, mas os mecanismos mentais que envolvem o processamento de informações. Dessa forma, pensar a inteligência, como desenvolvimental e múltipla em cada indivíduo, pode trazer para o professor subsídios para uma maior reflexão sobre a condução da sala de aula, por meio da observação das potencialidades de cada aprendiz, na renovação de sua forma de ensinar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.