O uso de jogos pedagógicos na alfabetização de alunos com síndrome de Down
Palavras-chave:
Alfabetização, Síndrome de Down, Educação inclusivaResumo
Com a expansão do movimento em prol da educação inclusiva no Brasil, nos últimos anos, a presença de alunos com Síndrome de Down no sistema comum de ensino aumentou significativamente, despertando nos educadores a necessidade de diversificar as metodologias de ensino com vistas a promover a aprendizagem de todos os alunos. O presente estudo investiga o uso de jogos pedagógicos como recurso complementar no processo de alfabetização de crianças com Síndrome de Down. Para tanto, foram elaborados diversos jogos pedagógicos e aplicados, individualmente a 5 crianças, com Síndrome de Down, ao longo de 10 sessões de intervenção, planejadas com base no referencial teórico piagetiano. O estudo foi estruturado a partir da aplicação de pré-teste, intervenção e pós-teste, e os jogos utilizados na intervenção foram: bingo, cartas com letras, listas de letras e palavras, alfabeto móvel, palavras cruzadas, material imantado, jogo da memória, brincadeiras com letras e palavras, loto leitura de letras e sílabas, dominós. Os resultados mostram que, no início da investigação, todas as crianças reconheciam entre uma e três letras do alfabeto e não liam palavras. Após as sessões todas as crianças apresentaram avanços, sendo que três reconheceram 23 letras do alfabeto (que foram trabalhadas) e duas reconheceram mais da metade das letras utilizadas e três crianças conseguiram ler duas palavras do teste (sapo – gato). Observou-se que para avaliar o reconhecimento de palavras é necessário um estudo mais longo com número maior de sessões. Conclui-se que os participantes do estudo se beneficiaram com a participação nas sessões de jogos pedagógicos apresentando progressos no seu processo de alfabetização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.