O processo formativo do cego e sua inclusão na Unicentro
Palavras-chave:
Inclusão, Cego, Ensino SuperiorResumo
Neste artigo investigamos como aconteceu o processo de formação do cego e sua trajetória no ensino superior, no período de 2002 a 2008 na Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. Discorremos sobre a trajetória da pessoa com deficiência visual frente a possibilidades e dificuldades encontradas na aceitação das diferenças no percurso da graduação: o processo ensino/ aprendizagem, integração e relações do cego, visto que o processo de inclusão ainda não acontece de modo abrangente, e mesmo assim o indivíduo cego busca a graduação em diferentes cursos. Para pesquisar o tema proposto, utilizamos a abordagem qualitativa, etnográfica, além de consultas bibliográficas. Entrevistamos dez professores e quatro cegos, acadêmicos, da UNICENTRO. A pesquisa é pertinente a diversas justificativas: a necessidade de se consolidar a permanência dos alunos especiais; da urgência de reestruturação institucional; a importância de políticas e práticas escolares apropriadas à diversidade e produção na área. Trata-se enfim da construção de uma cultura social inclusiva. Concluímos que o processo de inclusão na UNICENTRO está em construção. Apesar de muitas ações já terem sido concretizadas, como em todo processo inicial, necessitamos de alguns avanços, tais como: a continuidade na formação docente e discente; a apropriação e disponibilização de recursos tecnológicos e humanos, dentre outros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.