Verdade estilística e dissimulação romântica: um breve estudo da figuração do amor na literatura de João do Rio
Palavras-chave:
Literatura Brasileira, Belle Époque carioca, João do Rio. Estilo e representação literáriaResumo
Investigaremos, neste artigo, a relação sutil que poderá existir entre o estilo de João do Rio [Paulo Barreto, 1881-1921], tão habilmente defendido pelo narrador, e a representação do amor que, através mesmo do estilo, é vislumbrada. Para tanto, iremos privilegiar momentos da literatura do autor em que a força imanente do estilo, com a maior afetação possível, procura escalonar a diferença com relação ao mundo representado. Observar os limites da manière do dandy brasileiro poderá, por consequência, auxiliar-nos a desconstruir a farsa da figuração narrativa do amor moderno no contexto da Belle Époque nacional. A necessidade de afirmação do estilo em face da vida social mais popular do Rio de Janeiro marcará, enfim, o desejo universalizante da literatura do escritor, em contraste com o latente inconformismo com a realidade sociocultural do País, guardada em si.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.