Fenomenologia e ontologia
Palavras-chave:
Fenomenologia, epoqué, reduçãoResumo
Husserl e Heidegger não foram os primeiros a usarem o termo fenomenologia. Ao que tudo indica, o termo tenha sido cunhado, inicialmente, na escola de Wolff. E usado, entre outros, por Herder, Lambert, Kant, Hegel e Hamilton, obviamente com significados e funções diversos. Todavia, tanto em Husserl, quanto em Heidegger, a acepção, a força e peso atribuído ao termo, impedem que ele seja compreendido apenas como mais um conceito ao lado de outros. Uma vez que, o que está em jogo é a própria possibilidade do fazer filosófico. No caso de Heidegger, a fenomenologia ocupa um lugar central na medida em que ela e, somente através dela, a questão do ser pode ser abordada. Porém, Heidegger, diferentemente de Husserl, lhe atribui momentos constitutivos diferentes. Este artigo visa explicitar tais momentos constitutivos da fenomenologia em Heidegger articulando com a questão do ser. Para tanto, foram tomados como livros básicos, além de Ser e Tempo, os Problemas Fundamentais da fenomenologia. Neste último, encontra- se a única exposição feita por Heidegger dos momentos constitutivos do que ele chama de fenomenologia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.