A videoconferência e a internet como mediadoras e construtoras de saberes na formação de docentes do ensino público do estado do paraná: uns números
Palavras-chave:
Videoconferência e internet, educação a distância, mediação e construção de saberesResumo
O presente trabalho tem por objetivo verificar e analisar se a videoconferência e a internet contribuíram com a mediação e construção de saberes na formação de docentes do ensino público do Estado do Paraná, quando utilizadas no ensino a distância, promovido pelo Curso Normal Superior com Mídias Interativas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, de setembro de 2000 a julho de 2005. O Curso constituiu-se em cinco circuitos, destinado aos professores que atuavam na educação infantil e nas primeiras séries iniciais do ensino fundamental. Essa verificação foi realizada mediante pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados respaldou-se na pesquisa quantitativa. O método utilizado para análise foram os questionários respondidos por 149 professores-estudantes (idade entre 20 e 60 anos) que freqüentaram o quinto e último circuito realizado de fevereiro de 2003 a julho de 2005, nos municípios de Curitiba, Guarapuava, Londrina, Ponta Grossa e São Mateus do Sul. Os municípios de Laranjeiras do Sul e Toledo ficaram fora da pesquisa porque os questionários enviados aos professores-estudantes não retornaram para análise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.