Educação do trabalhador: introdução ao estudo da educação de jovens e adultos - EJA
Palavras-chave:
Educação, Trabalho, Educação de jovens e adultos, Políticas educacionaisResumo
Como parte de um esforço maior relacionado à elaboração de dissertação de mestrado, este trabalho teve por objetivo estudar a Educação de Jovens e Adultos – EJA, no âmbito dos estudos da linha de Educação e Trabalho, principalmente em função do impulso que essa modalidade de ensino ganhou a partir da reforma educacional iniciada na década de 1990. Como se trata de um trabalho de aproximação com a temática, este artigo apresenta o resultado da primeira fase da pesquisa, basicamente de legislação e bibliográfica, em especial de autores brasileiros que têm se dedicado ao tema, como Álvaro Pinto, Arroyo, Freire, Kuenzer e Saviani, entre outros. O estudo se situa no campo epistemológico do materialismo dialético, tomando-se a EJA no conjunto das relações sociais que decorrem do sistema capitalista e das contradições que atravessam esse modo de produção. Quanto ao interesse do aluno-trabalhador, pode-se afirmar que essa modalidade encontra-se no limite consentido pelo sistema, conforme se depreende de uma oferta educacional ainda adaptativa e restrita aos interesses imediatos da classe dominante. Se o que se pretende é a emancipação do trabalhador, conforme defendem os intelectuais já mencionados, essa modalidade deve sofrer mudanças significativas tanto na sua concepção quanto na sua configuração como política pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.