O processo de formação do sujeito coletivo no contexto escolar, a partir das idéias gramscianas: um estudo realizado numa escola municipal de Irati-PR
Palabras clave:
Transformação, hegemonia, ideologiaResumen
A pesquisa teve como objetivo principal verificar se uma Escola Pública Municipal de Irati está trabalhando de acordo com a proposta do teórico marxista Antonio Gramsci, que consiste na formação de cidadãos críticos conscientes de seus direitos e deveres. A abordagem foi teórico-empírica, o que possibilitou a interação entre a pesquisadora com o corpo discente e docente, assim como com o quadro administrativo da escola, no período de 2004 a 2005. Constatou- se que a instituição de ensino valoriza apenas a aprendizagem através da socialização. O sistema administrativo é autoritário, não estabelecendo uma relação dialética com o corpo docente para lutar a favor de novos paradigmas curriculares que contribuam para uma melhora na formação de alunos. Estudar Gramsci nas relações pedagógicas é procurar os caminhos possíveis ao ser humano, dando- lhe as condições para transformar a sociedade em que está inserido, tornando-se dirigente ou governante.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.