A teoria da processabilidade e a aquisição de L2
Palavras-chave:
Processabilidade, Estágios, Transferência, InterlínguaResumo
Este artigo divulga um dos estudos desenvolvidos por Manfred Pienemann na área da Aquisição de Línguas Estrangeiras: a Teoria da Processabilidade (TP), ainda pouco conhecida entre os estudiosos da Lingüística no Brasil. A proposta formulada por Pienemann (2003) procura explicar a capacidade de processamento da linguagem na aquisição de uma L2, por meio da definição de quais formas lingüísticas são processáveis em pontos diferentes do desenvolvimento. A teoria busca, igualmente, demonstrar que o conceito de processabilidade propicia condições para que se façam previsões que, quando submetidas a teste, podem indicar caminhos desenvolvimentais entre línguas tipologicamente diferentes. Os conceitos envolvidos no estudo desta teoria apontam para o papel central da variação interlingüística e da transferência da Língua Materna na formação de sua base empírica. As discussões aqui apresentadas contam, igualmente, com a base teórica formada pelos estudos interlingüísticos na aquisição de L2, e a exploração dos conceitos de transferência interlingüística na tentativa de aprofundar, esclarecer e adaptar essa nova proposta de estudos ao contexto acadêmico de ensino de Línguas. O conhecimento e a divulgação de tais estudos certamente favorecerão as discussões sobre novas metodologias para o ensino de Línguas Estrangeiras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.