A cidade sobrepondo as águas: memória e representação social em Guarapuava
Palavras-chave:
Rio, Cidade, RepresentaçãoResumo
O avanço da urbanização, uma das maiores transformações do espaço na atualidade, tem causado alto grau de degradação no meio natural e, em especial, às águas. No espaço urbano, fatores naturais, como o “verde”, os animais, a água e outros elementos têm sido gradativamente expulsos ou transformados durante o processo civilizatório. Considerando esta situação, o presente estudo pretende abordar como as relações dos moradores de Guarapuava, PR, com os seus rios e outras águas, têm se modificado durante o processo da produção do espaço urbano. Essas relações se referem tanto à organização da água no espaço urbano (canalização, encanamento, desaparecimento) como ao uso desse recurso nas práticas sociais (água potável, esgoto, uso para lazer, etc.). Como cada ação para com o ambiente é acompanhada por reflexões dos moradores da cidade, a água, em especial os rios no espaço urbano, aparecem também como uma representação social. Esta abordagem permite revelar como a relação ambiental (ou não) dos moradores reflete-se na mudança de atitudes, de necessidade, de conhecimentos e até de etnofilosofias. Com este trabalho esperamos, assim, entender o processo pelo qual Guarapuava e a sua população se sobrepõem à paisagem até então natural, tanto em termos materiais quanto simbólicos, na esperança de poder proteger o que ainda existe dessa paisagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.