Avaliação da aprendizagem e institucional: promoção de visibilidade educativa e melhoria de qualidade de vida

Autores

  • Mariulce da Silva Lima Leineker Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Maria Terezinha Pacco Valentini Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Maria Regina da Silva Vargas Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Avaliação, Instituições, Atitudes, Compromisso, Qualidade

Resumo

O presente trabalho é resultado de pesquisas bibiliográficas buscando esclarecer o que é avaliação da aprendizagem e institucional em todos os níveis de ensino, tendo também como objetivo, conhecer as formas de avaliação que vêm sendo aplicadas nas escolas para medir a aprendizagem, e nas Universidades, para a avaliação institucional, abrangendo critérios e resultados. O processo de avaliação, tanto da aprendizagem, como a avaliação institucional, requer clareza nos objetivos pré-estabelecidos e que os mesmos sejam obrigatoriamente conhecidos por todos os envolvidos. Isso exige mudança de atitude para que se possa atingir boa qualidade, tanto profissional como pessoal. Para que essas metas sejam atingidas é necessário: infraestrutura compatível e recursos humanos capacitados para realização do trabalho. Sendo assim, a avaliação torna-se um elemento agregador e facilitador de transformações, buscando na instituição a boa qualidade de vida.

 

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Publicado

12-06-2012

Edição

Seção

Artigos