A nova racionalidade técnica do trabalho do pedagogo na escola pública do Estado do Paraná: possibilidades e limites
Palavras-chave:
Racionalidade técnica, Pedagogo, Escola públicaResumo
De acordo com as mudanças ocorridas na organização do trabalho pedagógico no interior da escola pública do Estado do Paraná, uma nova racionalidade técnica determina o sujeito envolvido nesse processo. Ele é denominado como professor pedagogo e assume os papéis antes assumidos pelos três tipos de especialistas de educação, quais sejam: o orientador educacional, o supervisor escolar e o administrador escolar. Cada qual era responsável por uma parte do processo- o aluno (orientador educacional), o professor (supervisor escolar), a administração da escola (administrador escolar). Este artigo agora responsabilizado por toda articulação do trabalho pedagógico da escola.
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DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
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Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
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DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
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