A diferença entre o gestor educacional como intelectual orgânico e o intelectual tradicional
Palavras-chave:
Gestão educacional, Intelectual orgânico, Intelectual tradicional, Hegemonia, Gestão democráticaResumo
Para analisar a diferença entre o gestor educacional como intelectual orgânico e o intelectual tradicional na escola, será utilizado como referencial teórico o pensamento filosófico Gramsci, pois o autor demonstra claramente que existem dois tipos de intelectuais na sociedade: o intelectual tradicional, que tenta ser independente do momento histórico e o intelectual orgânico organizador da consciência da classe que o criou. Este segundo é o tipo de intelectual que deveria estar administrando as escolas, pois compromete-se com a organização da consciência da classe social que o criou no momento histórico. O intelectual orgânico é o que tem a capacidade de organizar a sociedade em geral para melhorar as condições da expansão de sua própria classe. Já, o intelectual tradicional, por outro lado, julgando-se independente de sua classe social, não se interessa pela realidade atual das escolas, pois busca realizar uma gestão educacional independente da realidade de seu público, o que acaba gerando, nas escolas, uma administração fora da realidade dos alunos. Portanto, a escola precisa dessa nova camada de intelectuais orgânicos como seus gestores educacionais, para que ela se transforme numa instituição que se preocupe com os problemas sociais e educativos da comunidade onde ela está inserida. Este deverá ser o papel dos gestores educacionais enquanto intelectuais orgânicos nas escolas, tentar representar a hegemonia da classe que o criou, realizando o que Gramsci chama de contra-hegemonia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.