Reflexões sobre o legado do DDT na saúde humana
Resumo
Em 1939, o DDT foi inicialmente reconhecido por suas propriedades inseticidas e amplamente utilizado para controlar pragas agrícolas e insetos transmissores de doenças. No entanto, devido à sua persistência ambiental, os resíduos de DDT continuam presentes em diferentes partes do meio ambiente, incluindo a cadeia alimentar, levantando preocupações sobre sua bioacumulação e potencial impacto na saúde humana. Estudos mostraram danos à saúde, como distúrbios neurológicos, problemas de fertilidade e riscos de câncer, levando à proibição do uso de DDT em vários países. Essa situação destaca a necessidade de políticas públicas que priorizem a saúde e o meio ambiente, sendo que a pesquisa atual busca entender as mudanças na interação entre humanos e ambiente, adotando uma abordagem interdisciplinar que combina História Ambiental e História da Saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.