Alterações na paisagem e as feições erosivas presentes na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR na Bacia do ribeirão Santa Gertrudes, Veríssimo – MG.
Palavras-chave:
degradação, erosão, uso e manejo do soloResumo
As análises geoambientais são fundamentais para as ações humanas. O uso e/ou manejo inadequado do solo em atividades de pecuária ou agricultura, podem intensificar ou desencadear processos erosivos economicamente irreversíveis, como formações de ravinas e voçorocas. Através destas preocupações se realizou este estudo, na unidade do modelado de dissecação-dissecado em ravina-DR. A unidade DR é uma entre as cinco unidades de relevo presente na bacia hidrográfica do ribeirão Santa Gertrudes localizada nos Municípios de Uberaba e Veríssimo na Região do Triângulo Mineiro (MG). A unidade DR está localizada na região Nordeste da bacia hidrográfica ocupando uma área com cerca de 1.000,50 (ha), correspondendo ha 3,1% do valor total da bacia hidrográfica. O modelado DR, apresenta formas convexas com declividade média de 14,28%. Os solos presentes nesta unidade foram classificados como Latossolos Vermelhos e Argissolos Vermelho-Amarelo com textura franco arenosa, sendo muito friáveis e apresentando taxas de perda de solos elevadas se comparadas a tolerância de perdas para essa classe. As cotas altimétricas desta unidade foram classificadas entre 789 a 950m. Enquadrado ao Domínio Natural dos Cerrados, a área vem apresentando acentuadas feições em seu relevo e paisagem, manifestadas através dos processos erosivos de ravinas e voçorocas. Isso ocorre devido ao não uso de práticas conservacionistas e contenção dos processos erosivos ocorridos no local.
Referências
AB´SÁBER, A. N. Potencialidades paisagísticas brasileiras. São Paulo: IG-USP, 1977. (Geomorfologia, 55).
BACCARO, C. A. D. Processos erosivos no Domínio do Cerrado In: GUERRA, A. J.; SILVA, A. S. da S.; BOTELHO, R. G. M. (organizadores). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BERTONI, J.; NETO, F, L. Conservação do solo. São Paulo: Ícone, 1990.
CORSI, A. C. Compartimentação morfoestrutural da região do Triângulo Mineiro (MG): aplicado a exploração de recursos hídricos subterrâneos. 2003. 226 f. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2003.
DEL GROSSI, S. R. De Uberabinha a Uberlândia: os caminhos da natureza contribuição ao estudo da geomorfologia urbana. 1991. 205 f. Tese (Doutorado em Geografia Física) - Universidade de São Paulo, São Paulo,1991.
GUERRA, A. J.; SILVA, A. S. da S.; BOTELHO, R. G. M. (organizadores). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
GUERRA, A. J. T. Processos Erosivos nas Encostas. In: Geomorfologia: uma atualização de Bases e conceitos. (Org.) GUERRA,A.J.T. e CUNHA,S.B. 11ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Bertrandt Brasil, 2012. p.149-209.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.