Análise quali-quantitativa da arborização urbana em Santana, Amapá, Brasil
Palavras-chave:
Planejamento urbano, Inventário florístico, Qualidade ambiental.Resumo
A arborização urbana apresenta um aspecto fundamental para o planejamento das cidades por trazer alguns benefícios aos cidadãos. Este estudo objetivou realizar um inventário qualiquantitativo da arborização urbana do município de Santana, Amapá, Brasil. O bairro da Fonte Nova pesquisado está sob as coordenadas 0o,00'58,47' S e 51o10’27,71’’ O. A coleta de dados foi realizada aplicando-se o método de inventário quali-quantitativo, do tipo censo. Foi avaliada a fitossanidade, de acordo com a aparência física da planta. Além disso, foram mensurados a altura total e o DAP (diâmetro à altura do peito), de todos os indivíduos. Foram inventariados 212 indivíduos, distribuídos em 12 famílias botânicas e 27 espécies. As famílias mais abundantes foram: Anacardiaceae (77 ind.), Fabaceae (50) e Arecacea (36). Foi encontrada uma área basal total de 20,41 m² para o bairro de estudo. As espécies com maiores densidades relativas foram: Mangifera indica L. (31,13%); Cocos nucifera L. (16,04%); Andira parviflora Ducke (6,60%). Esses resultados demonstram a falta de planejamento prévio para a arborização do bairro estudado, baseado na desigualdade de distribuição das espécies dentro do bairro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.