Identificação de tendências sazonais de insolação, precipitação, temperatura máxima e temperatura mínima nos biomas do Brasil
Palavras-chave:
Testes estatísticos. Influência solar. Mudanças climáticas. Biomas brasileiros.Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar tendências em séries temporais de insolação, precipitação pluviométrica acumulada mensal e temperaturas máxima e mínima do ar, nas quatro estações do ano, registradas em 138 localidades distribuídas pelos biomas do Brasil. Os dados foram extraídos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no período de 1961 a 2018. Aplicaram-se os testes estatísticos de Mann-Kendall e de Pettitt, considerando os níveis de significância comumente adotados na literatura científica (5% e 10%). Os resultados estatísticos e os mapas de distribuições de tendências sazonais permitiram observar que todos os biomas exibiram ausências de tendências significativas na precipitação. No entanto, as maiores quantidades de tendências positivas nas temperaturas e insolação foram observadas no verão na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Tendências negativas foram observadas na insolação e temperaturas durante o inverno, especialmente na Mata Atlântica, Pampa e Caatinga. Presume-se que essas tendências podem estar relacionadas aos eventos El Niño e La Niña, assim como às interferências humanas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.