IMPACTO AMBIENTAL DO USO DAS MARGENS DO CORRÉGO SUÇUAPARA, NO MUNICÍPIO DE PALMAS-TO
Palavras-chave:
Córrego Suçuapara, Impactos Ambientais, Bioma CerradoResumo
Este trabalho teve como objetivo o mapeamento do entorno do Córrego Suçuapara, município de Palmas – TO, utilizando imagens obtidas a partir do programa Google Earth Pro, afim de caracterizar o uso da terra e cobertura vegetal nos anos de 2007 e 2018, identificando as fitofisionomias presentes, bem como as classes de uso, para assim debater a respeito da aplicabilidade das legislações municipais na preservação do corpo hídrico, seguidamente, foi realizado um levantamento dos impactos ambientais, desde a nascente até a sua foz no lago da UHE Lajeado. Observou-se durante o estudo à presença marcante de áreas antropizadas, pontos com supressão de vegetação e outros. Entre as classificações de fitofisionomias, a mais presente nos períodos analisados foi a “Mata Seca Sempre Verde”, ocupando aproximadamente 59% a 70% da área de estudo. Concluiu-se que o Córrego Suçuapara precisa de uma fiscalização mais vigente com o intuito de preservação das áreas verdes do manancial, visto que o desenvolvimento urbano é necessário, mas desde que este não cause impactos negativos aos recursos naturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.