Utilização de Tagetes (Tagetes patula) como planta bioativa no cultivo da couve (Brassica oleracea var. acephala)
Resumo
A couve (Brassica oleracea var. acephala), destaca-se entre as plantas hortícolas como um dos alimentos importantes da nutrição humana, cujo consumo no Brasil tem aumentado gradativamente devido às novas maneiras de utilização na culinária e as recentes descobertas da ciência quanto as suas propriedades nutracêuticas. Para auxiliar a transição agroecológica, podem ser utilizadas as plantas bioativas, dentre elas está o Tagetes patula. Objetivou-se avaliar o efeito da espécie vegetal Tagetes patula como planta bioativa no cultivo de couve, tanto pela sua presença no ambiente, quanto pelo uso direto de seu extrato botânico. Os tratamentos consistiram em: T1) plantas de couve sem pulverização de extrato botânico (testemunha); T2) plantas de couve pulverizadas com extrato de folhas de Tagetes patula; T3) plantas de couve pulverizadas com extrato de flores de Tagetes patula; T4) plantas de couve sem pulverização, em consórcio com plantas de Tagetes patula. Percebeu-se que a aplicação de extratos de flores e folhas de Tagetes patula, via pulverização, causou leve alelopatia, resultando em inibição do crescimento vegetal, possivelmente causada pelos componentes químicos dos extratos cis-ocimeno e D-limoneno. O tratamento consórcio se mostrou promissor tanto para o crescimento vegetal quanto para a redução de danos causados por insetos, sendo uma estratégia simples e de fácil execução pelo produtor rural. Sugere-se novas pesquisas sobre a utilização em consorciação ou bordadura da hortaliça couve com o Tagetes patula, visando atrair para o cravo de defunto os insetos que poderiam ser prejudiciais à cultura.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.