Aplicação da matriz de Leopold para avaliação expedita de impacto ambiental na produção de morangos: um estudo de caso em Ipê (RS)
Palavras-chave:
túnel baixo, fruticultura, nordeste do RSResumo
É necessário o provimento de ferramentas que permitam a execução de estudos de Avaliação de Impacto Ambiental no meio rural de forma rápida, ainda que expedita. Para isso, a Matriz de Leopold pode ser uma alternativa metodológica eficaz para suprir essa necessidade. Foi construída uma proposição de matriz para avaliação da atividade de produção de morangos, utilizando como área de estudo o município de Ipê, na Serra Gaúcha, cujo principal sistema de produção utilizado é o cultivo em túnel baixo, de alta importância para agricultura familiar na região. O trabalho foi desenvolvido junto a um grupo amostral de cinco produtores, localizados na região sul do município, dentro de um universo de 20 produtores. Os resultados obtidos demonstraram que a adaptação da metodologia proposta por Leopold é possível e que o maior impacto ambiental do sistema de cultivo em túnel baixo foi encontrado na propriedade 133B, com um valor de 87 pontos, principalmente vinculado com os indicadores referentes ao solo, enquanto que 69 foi o menor valor numérico de impacto encontrado na propriedade 133D, vinculado aos indicadores de qualidade da água e do ar, gerando uma análise final que determinou um impacto ambiental de grau médio para essa atividade na região.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.