Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do Campo<p>Ecopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education

Autores

  • Adriana Massaê Kataoka Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Patricia Carla Giloni-Lima Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Juliana Mara Antonio Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Ynaê Martins Osternachjuli Graduanda em Ciência Biológicas na Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro
  • Yuri Kataoka Silva Graduando em Ciência Biológicas na Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Palavras-chave:

Complexidade, Educação Ambiental, O􀅀cinas.

Resumo

A educação ambiental pode contribuir de forma significativa para a ampliação da percepção de ambiente, evidenciando a complexidade que envolve a relação sociedade e natureza. A partir desse pressuposto, a presente pesquisa visou promover uma reflexão sobre uma intervenção realizada no âmbito escolar focalizando o tema Nascente, a partir da perspectiva da complexidade. Adotou-se abordagens qualitativas do tipo pesquisa-ação para a intervenção e coleta de depoimentos de educadores e educandos envolvidos no projeto. A intervenção consistiu na aplicação de oficinas ecopedagógicas organizadas e ministradas por professores e acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, envolvendo a comunidade escolar de um colégio do campo. Constatou-se que a interação entre teoria e prática propiciou a contextualização do tema à realidade da comunidade local. A perspectiva da complexidade evidenciou a multidimensionalidade do ser humano, envolvendo não apenas a dimensão social, mas sua subjetividade, bem como a riqueza de uma saída de campo, com os seus acasos e incertezas. Esses aspectos foram decisivos para o sucesso da intervenção evidenciado nos depoimentos dos participantes.

Biografia do Autor

Juliana Mara Antonio, Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

http://lattes.cnpq.br/9326956058090891

Yuri Kataoka Silva, Graduando em Ciência Biológicas na Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

http://lattes.cnpq.br/4037390980620407

Downloads

Publicado

20-12-2017

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário