Trabalho pedagógico e formação continuada de professores em educação ambiental crítica na escola pública<p>Educational work and continuing teacher training in critical environmental education at public school
Palavras-chave:
Trabalho, Formação Docente, Pesquisação, Escola Pública, educação ambiental crítica.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido na escola pública e objetivou discutir projetos de pesquisa elaborados pelos professores. Adotou-se a metodologia da pesquisa-ação participativa. Os dados foram coletados ao longo de três anos. Dezessete projetos foram elaborados, aplicados e avaliados. Consideramos que a pesquisa-ação é uma estratégia metodológica eficiente para a inserção da educação ambiental na escola pública, todavia, as condições de trabalho dos professores e a organização da escola mostraram-se como obstáculo para a implementação dos projetos de educação ambiental na vertente sócio-histórica. Conclui-se que é preciso superar essas condições, bem como as limitações teóricas e práticas dos processos de formação inicial e continuada de professores, para que estes possam avançar para além das racionalidades, técnica e prática, em projetos de educação ambiental para a escola pública.
Abstract
This work was developed in the public school and aimed to discuss research projects designed by teachers. We adopted the methodology of participatory action research. Data were collected over three years. Fourteen projects were designed, implemented and evaluated. We believe that action research is a strategy efficient methodology for the insertion of environmental education in public schools; however the teachers' working conditions and school organization showed up as an obstacle to the implementation of projects of environmental education in socio-historical aspects. We conclude that it is necessary to overcome these conditions and limitations of the theoretical and practical processes of initial and continuing training of teachers so that they can move beyond technical rationality and practice in environmental education projects for the public school.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.