ABORDAGEM PRÁTICA DE MENSURAÇÃO DE VALOR DE EMPRESA PELO MÉTODO DE FLUXO DE CAIXA PROJETADO DEDUZIDO PELA TAXA DE RISCO INERENTE AO NEGÓCIO APLICADO À COMPANHIA

Autores

  • Lucas Ferreira Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU FACIC | Faculdade de Ciências Contábeis - UFU
  • Márcio Abadio Ramos Universidade Federal de Uberlândia - UFU FACIC | Faculdade de Ciências Contábeis - UFU
  • Marília Cristine da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU FACIC | Faculdade de Ciências Contábeis - UFU
  • Patrícia Aparecida Soares Universidade Federal de Uberlândia - UFU FACIC | Faculdade de Ciências Contábeis - UFU
  • Thaís Tomás Lopes Universidade Federal de Uberlândia - UFU FACIC | Faculdade de Ciências Contábeis - UFU
  • Antonio Sergio Torres Penedo Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN http://orcid.org/0000-0001-7763-8457
  • Vinicius Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN http://orcid.org/0000-0002-4521-9343

Resumo

Este trabalho consiste em fazer uma abordagem prática sobre o procedimento de estimação do valor de empresas conhecido como fluxo de caixa projetado deduzido por taxa de risco inerente ao negócio, aplicado a uma companhia com registro no mercado de capitais. Este método foi escolhido por ser o mais empregado por diversos analistas de mercado. Outros métodos de mensuração de valor de empresa foram abordados de forma sucinta nesta pesquisa, e analisados comparativamente com o metodologia de fluxo de caixa descontado. A estimativa de valor da companhia ULTRAPAR foi apurado e comparado à estimação da valoração de suas ações na cotação de mercado. Para tanto, utilizou-se da bibliografia disponível sobre o assunto e outras informações acessíveis ao público para dar fundamentos ao caso prático. A partir dessa fundamentação teórica em conjunto com a prática de cálculos, concluiu-se que, o valor apurado no julgamento pelo método em estudo foi condizente e aproximado com as avaliações apuradas no mercado ativo através do valor da ação no mercado.

Biografia do Autor

Lucas Ferreira Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU FACIC | Faculdade de Ciências Contábeis - UFU

Graduando em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis - FACIC da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Márcio Abadio Ramos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU FACIC | Faculdade de Ciências Contábeis - UFU

Graduando em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis - FACIC da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Marília Cristine da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU FACIC | Faculdade de Ciências Contábeis - UFU

Graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis - FACIC da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Patrícia Aparecida Soares, Universidade Federal de Uberlândia - UFU FACIC | Faculdade de Ciências Contábeis - UFU

Graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis - FACIC da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Thaís Tomás Lopes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU FACIC | Faculdade de Ciências Contábeis - UFU

Graduanda em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis - FACIC da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Antonio Sergio Torres Penedo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011) com a tese defendida analisando os balanços sociais e seus impactos na área econômica, social e ambiental do setor de sucroalcooleiro; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2005) com a dissertação versando sobre o processo de previsão de preços de açúcar e etanol no Estado de São Paulo; e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2002) com o trabalho de conclusão de curso na área de métodos quantitativos. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Uberlândia - UFU na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado ao curso de Administração Pública da FAGEN - UFU e Docente Efetivo do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU. Pesquisador no grupo de Finanças na FAGEN - UFU, no Programa de Apoio à Produção e Operações da FEARP - USP, Pesquisador no Grupo de Pesquisa GEPRES - Grupo de Extensão e Pesquisa em Redes Sociais na FAGEN-UFU. Pesquisador no Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações (NEAGIO) na FAGEN - UFU. Possui experiência acadêmica no setor de agronegócios com orientações e participações em bancas de monografias e trabalho de conclusão de curso (TCC); artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de organização e participações em congressos, seminários, encontros, conferências e demais eventos científicos e tecnológicos. Revisor da RACEF Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace (Qualis B3), Revisor do periódico Independent Journal of Management & Production (Qualis B3), Revisor do Periódico Agricultural Systems - Elsevier (Qualis A1) e parecerista de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde na FAGEN-UFU.

Vinicius Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, na linha de Finanças (2013). Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Finanças e Controladoria (2008). Especialista em Administração Estratégica de Negócios pela União Educacional de Minas Gerais (2006). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Experiência profissional como professor, consultor e gestor. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009) na área de Finanças. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Participante do grupo de pesquisa Finanças e Refines. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e Match. Áreas de interesse: Finanças Internacionais

Referências

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023 informação e documentação: Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

. NBR 14724 informação e documentação: trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro,2011.

ASSAF NETO, Alexandre. Mensuração de valor de empresas. São Paulo: Mimeo, 2010.

BREALEY, Richard A.; MYERS, Stewart C. Princípios de Finanças Empresariais. 5.ed. Portugal: Irwin/McGraw-Hill, 1998. 1152 p.

COPELAND, Tom; KOLLER, Tim; MURRIN, Jack. Mensuração de valor de Empresas: Valuation Calculando e gerenciando o valor das empresas. Tradução de Maria Cláudia S. R. Ratto. São Paulo: Makron Books, 2000. 521 p.

DAMODARAN, Aswath. Mensuração de valor de Investimentos: Ferramentas e Técnicas para a Determinação do Valor de Qualquer Ativo. Tradução de Bazán Tecnologia e Linguística.

Reimpressão Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1997. 630 p.

ENDLER, L. Mensuração de valor de empresas pelo método de fluxo de caixa descontado e os desvios causados pela utilização de taxas de desconto inadequadas. In: ConTexto, v.4, n.6, 1° semestre 2004. Porto Alegre, 2004. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/necon/5- 06.pdf>. Acesso em: 01/jul/2015.

FALCINI, P. Mensuração de valor econômica de empresas: técnica e prática. São Paulo: Atlas, 1995.

FERNÁNDEZ, Pablo. Company valuation methods: The most common errors in valuation. PricewaterhouseCoopers Professor of Corporate Finance. Madrid. IESE Business School, 2001.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 10.ed. Pearson Brasil, 2004. 776p.

GRAHAM, J.R. and HARVEY, C.R. (2001), “How do CFOs make capital budgeting and capital structure decisions?”, The Journal of Applied Corporate Finance Vol. 15, No. 1, 2002.

LOPO A. Et al. “Mensuração de valor de empresas”. In: MARTINS, E. Mensuração de valor de empresas: da mensuração contábil à econômica, São Paulo: Atlas, 2001.

MARTELANC, Roy; PASIN, Rodrigo; PEREIRA, Fernando. Mensuração de valor de empresas: um guia para fusões & aquisições e private equity. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MARTINS, Eliseu (Coord.). Mensuração de valor de empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.

Perfil e história. Disponível em: <http://www.ultra.com.br/ri/show.aspx?idCanal=L09B R6n9k4Rr287fpeRxSA==> Acesso em 01 de julho de 2015.

SILVA, Marco A. V. R.. A Determinação do Valor Econômico de uma Empresa através do Fluxo de Caixa Descontado. Revista de RELAÇÕES HUMANAS. Centro Universitário UNIFEI – Departamento de Administração de Negócios. São Paulo, nº 20, Agosto/2003. (ISSN 0102)

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

31-05-2021

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário