ABORDAGEM PRÁTICA DE MENSURAÇÃO DE VALOR DE EMPRESA PELO MÉTODO DE FLUXO DE CAIXA PROJETADO DEDUZIDO PELA TAXA DE RISCO INERENTE AO NEGÓCIO APLICADO À COMPANHIA
Resumo
Este trabalho consiste em fazer uma abordagem prática sobre o procedimento de estimação do valor de empresas conhecido como fluxo de caixa projetado deduzido por taxa de risco inerente ao negócio, aplicado a uma companhia com registro no mercado de capitais. Este método foi escolhido por ser o mais empregado por diversos analistas de mercado. Outros métodos de mensuração de valor de empresa foram abordados de forma sucinta nesta pesquisa, e analisados comparativamente com o metodologia de fluxo de caixa descontado. A estimativa de valor da companhia ULTRAPAR foi apurado e comparado à estimação da valoração de suas ações na cotação de mercado. Para tanto, utilizou-se da bibliografia disponível sobre o assunto e outras informações acessíveis ao público para dar fundamentos ao caso prático. A partir dessa fundamentação teórica em conjunto com a prática de cálculos, concluiu-se que, o valor apurado no julgamento pelo método em estudo foi condizente e aproximado com as avaliações apuradas no mercado ativo através do valor da ação no mercado.Referências
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023 informação e documentação: Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
. NBR 14724 informação e documentação: trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro,2011.
ASSAF NETO, Alexandre. Mensuração de valor de empresas. São Paulo: Mimeo, 2010.
BREALEY, Richard A.; MYERS, Stewart C. Princípios de Finanças Empresariais. 5.ed. Portugal: Irwin/McGraw-Hill, 1998. 1152 p.
COPELAND, Tom; KOLLER, Tim; MURRIN, Jack. Mensuração de valor de Empresas: Valuation Calculando e gerenciando o valor das empresas. Tradução de Maria Cláudia S. R. Ratto. São Paulo: Makron Books, 2000. 521 p.
DAMODARAN, Aswath. Mensuração de valor de Investimentos: Ferramentas e Técnicas para a Determinação do Valor de Qualquer Ativo. Tradução de Bazán Tecnologia e Linguística.
Reimpressão Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1997. 630 p.
ENDLER, L. Mensuração de valor de empresas pelo método de fluxo de caixa descontado e os desvios causados pela utilização de taxas de desconto inadequadas. In: ConTexto, v.4, n.6, 1° semestre 2004. Porto Alegre, 2004. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/necon/5- 06.pdf>. Acesso em: 01/jul/2015.
FALCINI, P. Mensuração de valor econômica de empresas: técnica e prática. São Paulo: Atlas, 1995.
FERNÁNDEZ, Pablo. Company valuation methods: The most common errors in valuation. PricewaterhouseCoopers Professor of Corporate Finance. Madrid. IESE Business School, 2001.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 10.ed. Pearson Brasil, 2004. 776p.
GRAHAM, J.R. and HARVEY, C.R. (2001), “How do CFOs make capital budgeting and capital structure decisions?”, The Journal of Applied Corporate Finance Vol. 15, No. 1, 2002.
LOPO A. Et al. “Mensuração de valor de empresas”. In: MARTINS, E. Mensuração de valor de empresas: da mensuração contábil à econômica, São Paulo: Atlas, 2001.
MARTELANC, Roy; PASIN, Rodrigo; PEREIRA, Fernando. Mensuração de valor de empresas: um guia para fusões & aquisições e private equity. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MARTINS, Eliseu (Coord.). Mensuração de valor de empresas: da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
Perfil e história. Disponível em: <http://www.ultra.com.br/ri/show.aspx?idCanal=L09B R6n9k4Rr287fpeRxSA==> Acesso em 01 de julho de 2015.
SILVA, Marco A. V. R.. A Determinação do Valor Econômico de uma Empresa através do Fluxo de Caixa Descontado. Revista de RELAÇÕES HUMANAS. Centro Universitário UNIFEI – Departamento de Administração de Negócios. São Paulo, nº 20, Agosto/2003. (ISSN 0102)
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.