Indicador de Salubridade Ambiental de municípios lindeiros e não lindeiros da Bacia Hidrográfica do Paraná III
Palavras-chave:
índices, saúde ambiental, socioeconômicoResumo
O saneamento ambiental contempla ações para a sociedade e meio ambiente, como o abastecimento de água, coleta e disposição de resíduos, drenagem urbana e também o controle de doenças. Devido à sua importância, surgiram ferramentas para auxiliar na execução das atividades de controle e fiscalização urbana, sendo uma delas, o indicador de salubridade ambiental (ISA). O ISA é calculado a partir de fatores relacionados às práticas do saneamento, cujos valores baixos encontrados devem-se à devem ser analisados isoladamente. O objetivo deste estudo foi calcular o Indicador de Salubridade Ambiental para municípios lindeiros e não lindeiros estudados e levantar dados de consumo médio de energia elétrica e água, verificando se há uma relação entre ambas, e se os royalties promovem benefícios diretos aos municípios lindeiros. Os dados utilizados para o cálculo do ISA foram adquiridos por levantamentos a campo e pesquisas em bancos de dados. Os resultados obtidos representam a salubridade de cada uma das áreas estudadas. Como resultado, neste trabalho, foi possível definir que a maioria dos municípios lindeiros e não lindeiros da bacia hidrográfica do Paraná III, encontram-se em condições salubres, contudo, algumas medidas devem ser tomadas para que seus parâmetros se mantenham apropriados para o desenvolvimento econômico e social. Também é possível concluir que, nos municípios lindeiros estudados, os royalties não têm impacto significativo. O ISA apresentou-se como uma ótima ferramenta para definição da salubridade ambiental dos municípios em estudo com potencial de uso para monitoramento e de gestão ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.