Inserção das mulheres em uma cooperativa agrícola do sul de Santa Catarina: Programa Mulheres Cooperativistas
Palavras-chave:
Liderança feminina, Cooperativismo, mulheres cooperativistasResumo
As mulheres encontram-se cada vez mais no mercado de trabalho e lutam por direitos igualitários, obtendo voz ativa em busca de seus ideais e consequentemente conquistando seu espaço na sociedade. Deste modo, o presente estudo teve por objetivo descrever como é abordada a liderança feminina e de que modo ocorreu a inserção do Programa Mulheres Cooperativistas em uma Cooperativa agrícola de Santa Catarina. O procedimento metodológico utilizado foi exploratório, descritivo, bibliográfica e estudo de caso por intermédio de questionário e aplicado em um grupo de 18 mulheres participantes do referido núcleo feminino e a partir de entrevista realizada com o presidente da mesma organização. Resultados apontaram que por intermédio do núcleo feminino as mulheres conquistaram mais espaço para expor suas ideias e opiniões no quadro social da cooperativa, em contrapartida a cooperativa em questão também se beneficiou, pois através do núcleo a mesma obteve maior participação dos associados. A pesquisa também evidenciou que as respondentes sentiram grande satisfação em fazer parte do referido núcleo, pois adquiriram maior entendimento do funcionamento da cooperativa, maior reconhecimento e integração familiar, participação nos processos decisórios, novos laços de amizades, conhecimentos e ainda relataram que reconquistaram sua autoconfiança e autoestima.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.