Inserção das mulheres em uma cooperativa agrícola do sul de Santa Catarina: Programa Mulheres Cooperativistas

Autores

Palavras-chave:

Liderança feminina, Cooperativismo, mulheres cooperativistas

Resumo

As mulheres encontram-se cada vez mais no mercado de trabalho e lutam por direitos igualitários, obtendo voz ativa em busca de seus ideais e consequentemente conquistando seu espaço na sociedade. Deste modo, o presente estudo teve por objetivo descrever como é abordada a liderança feminina e de que modo ocorreu a inserção do Programa Mulheres Cooperativistas em uma Cooperativa agrícola de Santa Catarina. O procedimento metodológico utilizado foi exploratório, descritivo, bibliográfica e estudo de caso por intermédio de questionário e aplicado em um grupo de 18 mulheres participantes do referido núcleo feminino e a partir de entrevista realizada com o presidente da mesma organização. Resultados apontaram que por intermédio do núcleo feminino as mulheres conquistaram mais espaço para expor suas ideias e opiniões no quadro social da cooperativa, em contrapartida a cooperativa em questão também se beneficiou, pois através do núcleo a mesma obteve maior participação dos associados. A pesquisa também evidenciou que as respondentes sentiram grande satisfação em fazer parte do referido núcleo, pois adquiriram maior entendimento do funcionamento da cooperativa, maior reconhecimento e integração familiar, participação nos processos decisórios, novos laços de amizades, conhecimentos e ainda relataram que reconquistaram sua autoconfiança e autoestima.

Biografia do Autor

Érica Tonetto de Souza, UNESC

Graduada em Administração pela Universidade do Extremo sul catarinense (UNESC).

Melissa Watanabe, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1996), Ciências Econômicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação e Empreeendedorismo Social (GIEES). Tem experiência na área de Administração, Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: bioenergia, agronegócio, uso da terra, gestão de recursos hídricos, estratégia,desenvolvimento regional, empreendedorismo,empreendedorismo social, inovação, Triple helix, inovação social, terceiro setor, liderança e empoderamento. Email: melissawatanabe@unesc.net

Cristina Keiko Yamaguchi, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Professora Doutora da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), modalidade mestrado. Docente titular da disciplina de Informação e conhecimento Organizacional e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Líder do Grupo de Pesquisa de Estratégia, Competitividade e Desenvolvimento - GEComD. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Gestão do Conhecimento e Linha de Pesquisa: Gestão da Sustentabilidade Ambiental e Organizacional. Mestrado em Administração - Área de Concentração: Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina. MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e da Universidade de Santa Catarina - UDESC/ESAG. Especialista em Produtividade e Qualidade Total. Graduada em Ciências Contábeis e Bacharel em Administração.

Gisele Silveira Coelho Lopes, Professora do Curso de Administração da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutoranda em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (início em 2016). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). Especialista em Gestão de Pessoas pela UNESC (2006). Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela UNESC (2003). É professora do Curso de Administração, Comércio Exterior e Tecnologia em Gestão Comercial em EAD da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Desde 2014 é Assessora Acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Propex) e Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Foi Coordenadora de Extensão da Unidade de Ciências Sociais Aplicadas (2013-2014). Foi professora do Curso de Tecnologia em Design de Moda e Estilo do Serviço Nacional de Aprendizagem - Criciúma/SC (2004-2015). É Palestrante, Coach Profissional, Analista Comportamental e Consultora empresarial, atuando nas áreas de gestão de pessoas, gestão estratégica, gestão da qualidade e gestão da produção.

Downloads

Publicado

06-12-2018

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário