Avaliação de ações impactantes em uma Reserva Biológica da região Nordeste do Brasil
Palabras clave:
Plano de Manejo, Impacto Ambiental, Matriz de Leopold, Unidade de ConsevaçãoResumen
A Reserva Biológica de Santa Isabel, importante sítio reprodutivo de quatro espécies de tartarugas marinhas brasileiras e com ecossistemas de significativa importância biológica, desde a sua criação vem sendo alvo de descumprimentos da legislação, o que pode comprometer os propósitos para os quais foi criada. Neste sentido, o estudo objetivou a identificação de ações impactantes e avaliação dos impactos decorrentes na REBIO, como forma de subsidiar ações de manejo e apontar as possibilidades para mitigação dos impactos ambientais negativos. Foram realizadas cinco visitas a campo para constatação das ações impactantes, e os impactos decorrentes foram qualificados por meio da Matriz de Leopold adaptada para os propósitos do estudo. Foram identificadas cinco ações impactantes, a saber: Tráfego de veículos; Turismo e Recreação; Uso do solo; Ocupação irregular e Acúmulo de Resíduos Sólidos. As ações encontram-se distribuídas por vinte e seis pontos dentro da REBIO, nos quais foram qualificados onze impactos negativos. É possível evidenciar que a unidade se encontra em um cenário de atividades conflitantes com os objetivos da sua categoria, e a ausência do plano de manejo, a insuficiência de servidores e recursos financeiros, e carência no envolvimento das comunidades foram os principais fatores atribuídos a essas ameaças. Recomenda-se a ampliação de medidas de educação ambiental e envolvimento da comunidade para mitigar os impactos negativos. Considera-se urgente o processo de regularização fundiária para a retirada das propriedades e recuperação de áreas degradadas em consequência do gado e cultivos agrícolas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.