Caracterização Estrutural e Influência do solo na sinúsia arbórea de um remanescente de Cerrado no Sudoeste de Goiás
Palavras-chave:
estimativa de riqueza, estrutura diamétrica, análise de correspondência canônicaResumo
O domínio do Cerrado é amplamente difundido na região central do Brasil, destaca-se com relação à biodiversidade devido a sua grande extensão territorial e heterogeneidade ambiental. Este estudo fornece uma descrição á estrutura da sinúsia arbórea de um remanescente de Cerrado, no sudoeste do estado de Goiás, relacionando a composição florística da vegetação as propriedades do solo. Um total de 25 parcelas de400 m² cada foram aleatoriamente demarcadas, utilizando como critério de inclusão o valor de circunferência à altura do peito (CAP) ≥15,8 cm. Estimadores de riqueza de espécie foram utilizados para avaliar a suficiência amostral. Uma análise de solo superficial foi realizada para as 25 parcelas. Um total de 47 famílias, 96 gêneros e 133 espécies foram encontrados. O índice de diversidade de Shannon-Wiener (H’) estimado foi de 3,97 nats/indivíduo e a equabilidade de J= 0,81. Os resultados demonstram que o remanescente têm uma grande diversidade de espécies apresentando o perfil de mosaico vegetacional característico para o Domínio Cerrado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.