Gerenciamento de resíduos sólidos em estabelecimento de hospedagem: estudo de caso no município de Americana – SP
Palavras-chave:
resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva, Política Nacional de Resíduos SólidosResumo
Em função do grande volume de resíduos sólidos produzidos em estabelecimentos de hospedagem nota-se necessidade de sua redução e destinação final correta. Proporcionam-se benefícios ao hotel que adota estas medidas, principalmente o atendimento à Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Este estudo de caso objetivou analisar a geração de resíduos sólidos em um hotel em Americana – SP através do diagnóstico da situação atual, determinação da taxa de geração e composição gravimétrica, para que, a partir da segregação adequada, o estabelecimento atenda à PNRS, uma vez que atualmente não há segregação e os resíduos são destinados a um catador informal. Após a pesagem dos resíduos, obtiveram-se em ordem decrescente de produção: material orgânico (53,25%), plástico (17,19%), papel e papelão (14,93%), contaminante biológico (9,02%), vidro (5,36%) e metal (0,25%). Propôs-se a destinação final dos resíduos, com a inclusão de cooperativas de catadores no processo e a adoção de logística reversa. A taxa de geração per capita de resíduos foi determinada como 0,53 kg/pessoa.dia, e sugeriram-se melhorias nos sistemas de acondicionamento e armazenamento. A matéria orgânica correspondeu à maior taxa de geração (53,25%), e indicou-se a compostagem, em local fora do estabelecimento, como alternativa de destinação final.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.