Alelopatia de Leucaena leucocephala e Hovenia dulcis em mudas de Mimosa bimucronata e Peltophorum dubium
Palavras-chave:
Efeito alelopático, serapilheira, metabólitos secundários.Resumo
As plantas, mesmo após a senescência, mantêm em seus tecidos substâncias alelopáticas que podem ser lixiviadas para o solo através da decomposição da serapilheira. Para simular os efeitos recorrentes da decomposição de material vegetal sobre o desenvolvimento de espécies vegetais existentes nos ecossistemas de florestas, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito dos extratos em pó obtido das folhas das espécies Leucaena leucocephala e Hovenia dulcis em plantas de Mimosa bimucronata e Peltophorum dubium. Para isso, foram calculados os valores de aporte de serapilheira depositados nos diferentes meses do ano. Foi avaliada a altura, diâmetro do caule, número de folhas e massa seca da raiz e parte aérea. Não foi observada diferença significativa em todas as variáveis de crescimento analisadas para Mimosa bimucronata. Já em relação ao Peltophorum dubium, ambos os extratos promoveram aumento na altura de plantas nos dois últimos meses de avaliação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.