Identificação dos Resíduos Sólidos Gerados nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa da UFFS - Campus Chapecó para elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Autores

  • Luana Taize Mello Universidade Federal de Fronteira Sul
  • Rosiléa Garcia França Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
  • Celsiane Teilonara Ziliotto Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS
  • Leandro Bordin Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Palavras-chave:

manejo, meio ambiente, saúde, proteção.

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de realizar a identificação dos resíduos gerados nos laboratórios provisórios e definitivos, de ensino e pesquisa, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó em função dos procedimentos realizados, bem como a forma de manejo desses resíduos a fim de, posteriormente, elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Este trabalho teve como uma de suas metas servir de referência para a implantação de um PGRS em todos os campi da Universidade, tendo em vista que a Universidade era de recente criação, alguns laboratórios estavam funcionando em locais provisórios e os demais estavam em fase de construção durante a realização desta pesquisa. O trabalho foi desenvolvido com base na elaboração de um questionário, o qual foi aplicado aos professores responsáveis por cada laboratório da Instituição. A partir dos resultados obtidos com a aplicação dos questionários, elaborou-se um mapa com a classificação dos resíduos identificados. O resultado final da pesquisa foi a elaboração de um documento, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, no qual foram propostas as diretrizes necessárias para o manejo desses resíduos. Este trabalho procurou envolver os responsáveis pelos laboratórios de modo a gerar nestes uma preocupação com o gerenciamento correto dos resíduos e uma consciência ambiental, promovendo assim a saúde pública e a proteção ao meio ambiente. Percebeu-se que muitos deles tinham dúvidas quanto à forma correta de realizar o manejo dos resíduos; além disso, verificaram-se problemas no gerenciamento dos resíduos gerados nos laboratórios em funcionamento, devido às instalações provisórias em que foram montados.

Biografia do Autor

Luana Taize Mello, Universidade Federal de Fronteira Sul

Engenheira Ambiental.

Rosiléa Garcia França, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Dra.; Engenheira Civil; Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Celsiane Teilonara Ziliotto, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Engenheira Ambiental.

Leandro Bordin, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Dr.; Educação Científica e Tecnológica; Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

17-08-2020

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário