Caracterização físico-química e sensorial de doce light de mamão (Carica papaya L.), coco e casca de mamão
Palavras-chave:
mamão, edulcorantes, casca, doce.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar a aceitabilidade sensorial de doces light de mamão com coco adicionados de diferentes níveis de casca de mamão (CM) entre crianças. Foram avaliados os teores de umidade, cinzas, proteína, lipídio, carboidrato, calorias e fibra alimentar do produto tradicional e daquele com maior teor de CM e com aceitação semelhante ao tradicional. Foram elaboradas cinco formulações de doce de mamão: F1 padrão (0% de CM) e as demais adicionadas de 9,5% (F2), 19% (F3), 28,5% (F4) e 38% (F5) de CM. Participaram da avaliação sensorial 60 julgadores não treinados, de ambos os gêneros, com idade entre 7 e 10 anos. As amostras não diferiram significativamente (p>0,05) entre si em nenhum dos atributos avaliados (aparência, aroma, sabor, textura e cor), bem como na aceitação global e intenção de compra. Esses resultados sugerem a possibilidade de substituição de 100% da polpa de mamão pela casca da fruta (38%). Maiores teores de umidade, cinzas, proteína, lipídio e fibra (p<0,05) foram constatados para F5 quando comparada a F1, enquanto menores conteúdos de carboidrato e calorias foram observados em F1 (p<0,05). Conclui-se que um nível de adição de até 38% de CM em um doce de mamão foi bem aceito pelos julgadores infantis, obtendo-se aceitação sensorial semelhante ao produto padrão e com boas expectativas de comercialização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.